Conheça sete dos riscos de segurança em Cloud Computing(Computação nas Nuvens)

Todo mundo hoje em dia no meio da Tecnologia só fala em Cloud Computing(Computação nas Nuvens). Eu realmente acho que é essa a tendência, e que com ela iremos ganhar muita coisa, mas também podemos perder… como informa no artigo garimpado na internet abaixo.

O cloud computing, segundo o Gartner, está repleto de riscos sérios de segurança. Saiba quais são os sete mais preocupantes.

De acordo o Gartner, cloud computing tem “atributos únicos que demandam análise de risco em áreas como integridade de dados, recuperação e privacidade, e avaliação de questões legais em áreas como e-discovery, compliance e auditoria”.

O instituto aconselha aos clientes que exijam transparência, evitando fornecedores que se recusem a dar informações detalhadas sobre programas de segurança.

Quer mais informações sobre cloud computing? Conheça a mais nova tendência em tecnologia.

É preciso, também, perguntar sobre as qualificações dos arquitetos e codificadores que criaram as políticas; sobre os processos para controle de risco e o nível de testes que foram feitos para verificar que os processos estão funcionando da maneira pela qual foram projetados.

A seguir, você acompanha sete problemas de segurança que o Gartner alerta seus clientes em relatório a perguntar aos seus fornecedores antes de fechar contrato com um fornecedor de cloud computing. O Gartner afirma, também, que o impacto do cloud será semelhante ao do e-bussines.

1. Acesso privilegiado de usuários.
Dados sensíveis sendo processados fora da empresa trazem, obrigatoriamente, um nível inerente de risco. Os serviços terceirizados fogem de controles “físicos, lógicos e de pessoal” que as áreas de TI criam em casa.

Consiga o máximo de informação que você precisa sobre quem vai gerenciar seus dados. “Peça aos fornecedores que dêem informações específicas sobre quem terá privilégio de administrador no acesso aos dados para, daí, controlar esses acessos,” defende Gartner.

2. Compliance com regulamentação. As empresas são as responsáveis pela segurança e integridade de seus próprios dados, mesmo quando essas informações são gerenciadas por um provedor de serviços.

Provedores de serviços tradicionais estão sujeitos a auditores externos e a certificações de segurança. Já os fornecedores de cloud computing que se recusem a suportar a esse tipo de escrutínio estão “sinalizando aos clientes que o único uso para cloud é para questões triviais,” defende o Gartner.

3. Localização dos dados. Quando uma empresa está usando o cloud, ela provavelmente não sabe exatamente onde os dados estão armazenados. Na verdade, a empresa pode nem saber qual é o país em que as informações estão guardadas.

Pergunte aos fornecedores se eles estão dispostos a se comprometer a armazenar e a processar dados em jurisdições específicas. E, mais, se eles vão assumir esse compromisso em contrato de obedecer os requerimentos de privacidade que o país de origem da empresa pede.

4. Segregação dos dados. Dados de uma empresa na nuvem dividem tipicamente um ambiente com dados de outros clientes. A criptografia é efetiva, mas não é a cura para tudo. “Descubra o que é feito para separar os dados,” aconselha o Gartner.

O fornecedor de cloud pode fornecer a prova que a criptografia foi criada e desenhada por especialistas com experiência. “Acidentes com criptografia pode fazer o dado inutilizável e mesmo a criptografia normal pode comprometer a disponibilidade,” defende o Gartner.

5. Recuperação dos dados. Mesmo se a empresa não sabe onde os dados estão, um fornecedor em cloud devem saber o que acontece com essas informações em caso de desastre.

“Qualquer oferta que não replica os dados e a infra-estrutura de aplicações em diversas localidades está vulnerável a falha completa,” diz o Gartner. Pergunte ao seu fornecedor se ele tem a “a habilidade de fazer uma restauração completa e quanto tempo vai demorar.”

6. Apoio à investigação. A investigação de atividades ilegais pode se tornar impossível em cloud computing, alerta o Gartner. “Serviços em cloud são especialmente difíceis de investigar, por que o acesso e os dados dos vários usuários podem estar localizado em vários lugares, espalhados em uma série de servidores que mudam o tempo todo. Se não for possível conseguir um compromisso contratual para dar apoio a formas específicas de investigação, junto com a evidência de que esse fornecedor já tenha feito isso com sucesso no passado.”, alerta.

7. Viabilidade em longo prazo. No mundo ideal, o seu fornecedor de cloud computing jamais vai falir ou ser adquirido por uma empresa maior. Mas a empresa precisa garantir que os seus dados estarão disponíveis caso isso aconteça. “Pergunte como você vai conseguir seus dados de volta e se eles vão estar em um formato que você pode importá-lo em uma aplicação substituta,” completa o Gartner.

Fonte: ComputerWorld

7 Respostas to “Conheça sete dos riscos de segurança em Cloud Computing(Computação nas Nuvens)”


  1. 1 Felipe setembro 10, 2009 às 9:31 pm

    Boa noite,
    Eu faço faculdade de Ciência da Computação, e tenho um trabalho para fazer sobre “Cloud Computing”…
    Essas informações passadas acima são,podemos dizer é, confiáveis?

    Desde já agradecido.

    Atenciosamente,

    Felipe.

  2. 2 Anderson Eduardo maio 8, 2011 às 9:19 pm

    brother concerteza se voce já estivesse comessado a fazer seu trabalho iria saber que tudo que esta escrito acime são informações serias e confiaveis, até por que os autores que estão sendo citados são especilistas em cloud computing.
    acho que uma pesquisa seria ao menos valido pra voce além de para um alono de ciencias da computação seria mais bonito saber o que é em vez de perguntar se é verdade.

    • 3 Vidal março 5, 2012 às 2:59 pm

      A indelicadeza é o fruto da ignorância, sabia, Anderson? Acho que o rapaz (e o seu português) não quis colocar em choque a veracidade da notícia, não, ele apenas quis saber se a fonte é confiável ao ponto de ser referencia para um trabalho que considera importante. Ele não devia ter terminado com:
      “Desde já agradecido” e “Atenciosamente”…

  3. 4 yuri rodrigo setembro 22, 2011 às 7:11 pm

    Ola !

    sou um acadêmico de Sistema da informação.
    estou fazendo um projeto sobre Computação em nuvens,
    minha pergunta é : as grandes empresa de computação estão investindo pesado nessa nova tecnologia, mais em relação a segurança da informação ? elas tão investindo nessa área também.?

    Desde já agradecido.

    Atenciosamente, Yuri Rodrigo.

  4. 5 diego outubro 7, 2011 às 3:14 pm

    claro que sim e mais respeito Anderson pois hoje em dia não se sabe o que
    é verdadeiro ou falso. então se abafe com esses seus comentários de merda…

  5. 6 Andrei Jiácomo Zuse maio 11, 2012 às 12:04 am

    Reblogged this on comppuccinoe comentado:
    Vale a pena a leitura!


  1. 1 RIS – Raphaell.info Solutions » Computação em Nuvem – Cloud Computing Trackback em agosto 20, 2009 às 8:23 pm

Deixe um comentário